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O que é Dropshipping? Como começar sua Loja Virtual em 2019? [GUIA DETALHADO]

Michael Campos

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[ATUALIZADO] Se você gosta de marketing digital ou se deparou recentemente com isso, provavelmente já deve ter ouvido falar sobre vários modelos de comércio eletrônico. Um deles e o qual abordaremos hoje é o dropshipping.

O termo “dropshipping” ganhou popularidade em 2006, quando o AliExpress se tornou popular nos Estados Unidos com o lançamento de lojas chinesas de e-commerce. Naquela época, muitas pessoas não sabiam o que é dropshipping. Mas alguns empresários inteligentes assumiram a liderança e lançaram suas lojas para obter lucros. Eles usaram o AliExpress por causa de seus baixos preços. Logo, mais pessoas estavam pulando na onda e o negócio de dropshipping tornou-se um sucesso instantâneo.

Hoje, o dropshipping tornou-se um modelo de negócios de comércio eletrônico altamente lucrativo que pode ser iniciado com investimento quase zero. Alguns gigantes do comércio eletrônico, como Zappos, Wayfair e Fab e Gilt, construíram seus modelos de negócios em torno do dropshipping.

Vamos aprofundar e aprender o que é dropshipping e como você pode iniciá-lo.

1. O que é Dropshipping?

A Dropshipping é um modelo de gerenciamento da cadeia de suprimentos no qual os varejistas não precisam se preocupar em gerenciar seu próprio estoque. Eles podem facilmente promover os produtos de fornecedores e ganhar comissões.

Os dropshippers funcionam como fornecedores e clientes intermediários. Eles transferem as informações do pedido para os fornecedores, mantendo uma certa quantia como comissão, que então despacha o produto do depósito para os clientes.

2. Modelo Dropshipping vs Marketing de afiliados

Dropshipping e marketing afiliado são dois modelos lucrativos de negócios online. Vamos ver qual é a diferença real entre eles.

Modelo Dropshipping

O Dropshipping envolve o fornecedor, a loja dropshipping e o cliente. O cliente pede um produto da loja dropshipping. A loja dropshipping transfere os detalhes do cliente para o fornecedor. O fornecedor então envia o produto ao cliente. A loja dropshipping lucra com a venda do produto por um preço maior.

Imagem: Oberlo

Por exemplo, se o preço do produto no atacado for de $120, a loja dropshipping poderá vendê-lo por $200 a $250, faturando US $80 ou $130 facilmente.

Pontos chave

  • Você define seus próprios preços.
  • Você pode começar a atacar qualquer produto sem fazer parceria com o fabricante usando o Aliexpress, o Ebay e a Amazon.
  • Você ganha por arbitragem.

Marketing afiliado

Em marketing afiliado, o afiliado vende os produtos da empresa que ele está comercializando em uma comissão definida. Existem muitos programas on-line disponíveis para marketing de afiliados, como por exemplo a Hotmart ou Monetizze, mas a comissão é normalmente definida pela empresa cujos produtos o afiliado está vendendo. Diferentemente do Dropshipping, o profissional de marketing não tem a liberdade de definir seus próprios preços.

O bom é que ambos são lucrativos, livres para começar, e as pessoas podem fazer uma carreira em ambos os tipos de modelos de marketing de comércio eletrônico com algum trabalho duro.

Pontos chave

  • Você trabalha em uma comissão fixa.
  • Você tem que participar de um programa de afiliados ou fazer parceria com uma loja de comércio eletrônico.
  • Você ganha comissão sobre o número de produtos vendidos através de sua referência.

3. Benefícios do Dropshipping

O dropshipping é uma oportunidade de negócio altamente lucrativa para empreendedores. A coisa boa é que não tem nenhuma barreira de impedimento e qualquer um que tenha pouco ou nenhum investimento pode facilmente entrar no mercado. É prático e conveniente para quem deseja iniciar sua loja virtual em 2019.

Aqui está uma lista de benefícios de uma loja dropshipping.

3.1 – Baixo ou nenhum investimento 

  • No dropshipping, você não precisa pagar adiantado pelos produtos. Então, você pagará apenas pelas despesas de hospedagem e domínio.
  • Como você não tem excesso de estoque, seu negócio é menos propenso a perda de receita.
  • Você pode vender seus próprios produtos junto com os mais vendidos em sua loja.

3.2 – Conveniência para o fornecedor e a loja Dropshipping

  • A loja dropshipping não tem que se preocupar com o envio e embalagem do produto, nem o fornecedor tem que se preocupar com marketing e promoção de seus produtos e ambos saem ganhando.
  • Dropshippers pode trabalhar com vários atacadistas de uma só vez.

3.3 – Mais fácil de dimensionar e remodelar

  • Como as lojas dropshipping não exigem instalações de armazenamento e são totalmente digitais, elas são mais fáceis de escalar.
  • Mesmo que um nicho ou produto não venda bem, o proprietário das lojas de dropshipping pode facilmente mudar para um produto mais vendido.

3.4  Risco Mínimo

  • Uma loja dropshipping pode ser iniciada gratuitamente. Basta obter um domínio e hospedagem.
  • Mesmo se você perder a loja, não conseguir dimensionar ou lucrar com ela, você pode facilmente desistir sem nenhum risco.

4. Desvantagens do Modelo Dropshipping

Assim como qualquer outro modelo de negócio, o dropshipping também apresenta algumas desvantagens. No entanto, considerando os benefícios, você pode ignorar esses inconvenientes. No entanto, todos os potenciais dropshippers precisam saber sobre os obstáculos e desafios que podem enfrentar antes de dar o salto.

4.1 – Alta competição

Quase todas as empresas de comércio eletrônico têm alta concorrência. É por isso que os proprietários de lojas on-line tentam se destacar fornecendo serviços de qualidade e produtos exclusivos que seus clientes adorariam comprar. A alta concorrência pode se tornar um problema para os dropshippers que não são muito cuidadosos com a forma como comercializam seus produtos. Novas lojas são abertas todos os dias porque é muito fácil duplicar e copiar o código da loja. É por isso que mudar as estratégias e manter-se acima das tendências é a única maneira de se manter à frente dentro da concorrência.

4.2 – Margens Inferiores

Sim! A maioria dos dropshippers tende a simplesmente desistir porque as margens de lucro são muito baixas. No entanto, se você olhar de perto, o dropshipping não é um negócio de curto prazo. É tudo sobre ficar no jogo e subir a escada um passo de cada vez.

Pense em como você pode transformar margens de lucro menores em grandes? Vender mais produtos. Se você tem uma fórmula que vende produtos em uma margem, basta escalá-la ainda mais. Se você estava vendendo 10 produtos por dia, basta escalá-lo para 50 e você terá mais margem de lucro.

O aspecto importante de um negócio de dropshipping é que você não precisa se preocupar com a logística. Basta obter o código de acompanhamento e encaminhá-lo para seus clientes e você não terá que se preocupar com nada. Desta forma, você estará fazendo mais lucro com margem menor.

4.3 –  Responsabilidade Completa dos Produtos

Dropshipping é um negócio onde você estará vendendo um produto que você nunca viu. Portanto, as chances de falha do produto são altas. Quando isso acontece, toda a responsabilidade de devolver o valor real ao cliente e devolver o produto ao fornecedor é sua.

Mas isso não significa que você comece a entrar em pânico. Em vez disso, planeje uma política de reembolso de 30 dias em que o cliente possa devolver o produto se ele (a) não estiver satisfeito com a compra. O comprador individual simplesmente terá que enviar o produto de volta ao endereço de entrega.

Nota: Isso pode custar as despesas de envio para o cliente. Portanto, você deve garantir a menção clara desta cláusula em sua política de devolução e reembolso.

4.4 – Gerenciar pedidos pode ser oneroso

Um lugar onde a maioria dos dropshippers vai puxar o cabelo é quando um dos seus produtos se torna viral. Eles terão centenas de pedidos para cumprir. O gerenciamento de pedidos pode ser uma tarefa árdua. Mas graças a muitos plug-ins dropshipping disponíveis, isso não é um grande problema agora. O Dropshippers agora podem instalar o plugin AliDropship ou WooDropship em sua loja de dropshipping WooCommerce e atender pedidos com um único clique.

5. O que faz um Dropship? Para quem é isso?

Bem, agora que conhecemos os benefícios e as desvantagens de um negócio de dropshipping, é hora de simplesmente obter um domínio, hospedagem e iniciar o dropshipping. Não?

Mas antes de fazermos isso, vamos apenas segurar nossos cavalos por algum tempo.

Dropshipping não é um negócio que qualquer um pode começar. Mantendo o fato em foco, compilamos uma lista de pessoas que terão mais sucesso nesse tipo de negócio de arbitragem (mediador) online.

Vamos dar uma olhada em alguns deles:

5.1 – Iniciantes Empresários

Empreendedores de nível de inicial, aqueles que estão buscando um novo negócio para iniciar terão dificuldade em aprender o processo. Mas o bom é que eles são novos e prontos para entender os conceitos. Esses iniciantes podem levar o jogo dropshipping a um nível totalmente novo com bastante facilidade.

5.2 – Empresários de Orçamentos

Empreendedores de orçamento são magos de matemática. Eles calculam tudo, incluindo seus lucros e perdas, e mantêm benchmarks para o próximo sucesso. Dropshipping pode ser um negócio ideal para eles. Porque eles vão rolar até o mais ínfimo dos detalhes e construir processos para manter altos fluxos de caixa. Para eles, é tudo sobre pipelines de renda passiva.

5.3 – Proprietários da loja de comércio eletrônico

Os donos de lojas de comércio eletrônico são profissionais. E-commerce é o seu pão e manteiga. O desafio do dropshipping será nada, mas um pouco mais molho no seu prato. Eles podem vencer facilmente o negócio de dropshipping porque conhecem seus clientes, os adsets que convertem e o mercado que desejam segmentar. Eles são os senhores do jogo dropshipping.

5.4 – Hustlers laterais

Hustlers laterais têm um trabalho permanente. Eles estão apenas tentando fazer alguns reais por fora. Eles estão prontos para aprender novas tecnologias que podem trazer mais dinheiro. Eles podem precisar de algum treinamento no começo, mas assim que descobrirem como funciona todo o processo de dropshipping, eles estarão prontos para tomar as coisas em suas próprias mãos.

6. Como iniciar uma loja Dropshipping?

As duas melhores plataformas dropshipping para iniciar uma loja dropshipping são o WooCommerce e o Shopify. Ambos têm o seu quinhão de vantagens e desvantagens, mas são excelentes. O Shopify é ótimo se você está apenas começando e não tem nenhum conhecimento de desenvolvimento. No entanto, o Shopify é uma plataforma dispendiosa e exigirá que você atualize seu pacote se quiser expandir a loja.

O WooCommerce, por outro lado, é um plugin WordPress gratuito. Você pode ter que pagar por um plugin como AliDropship, WooDropship ou YouDroop para iniciar se você não quiser seguir o caminho manualmente. No entanto, ele também pode ser iniciado sem plug-ins, mas o processo pode se tornar complicado, já que você precisa trabalhar com o código.

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6.1 – Selecionando Produtos para Dropshipping

Para ter uma loja dropshipping de sucesso, você precisa selecionar os produtos que estão em alta. Existem várias maneiras de selecionar esses tipos de produtos, como em sites como o Product Mafia ou o Google Trends. Na maioria das vezes, a melhor estratégia de vender um produto online de dropshipping é testando o que realmente vende.

Indo sub-nicho também é uma boa idéia para vender seus produtos. Por exemplo, calças de ioga é um sub-nicho que vende muito. Você pode começar sua própria loja apenas para vender calças de ioga.

A tendência de procurar ‘calças de ioga’ nos Estados Unidos; recuperado em 26 de abril de 2018. Fonte: Google Trends

Tendência de calças de ioga no Google Trends nos últimos cinco anos ou você pode ir ainda mais estreito e vender calças de ioga para mulheres acima do peso, ou calças com estampas únicas e diferentes. No final, tudo depende do tipo de produtos que as pessoas preferem comprar on-line.

Pontos a serem observados

  • Os produtos devem custar menos de $50, para que uma pessoa possa comprá-los on-line com facilidade.
  • Ter a opção de entrega de ePacket ativada.
  • Ter um grande volume de pedidos no eBay, Amazon e AliExpress. Isso ajudará você a saber que as pessoas realmente as compram.
  • Os produtos precisam ter uma tendência ascendente no Google Trends.

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6.2 – Selecionando um nome de domínio

Existem dois tipos de dropshippers. Um, que tem várias lojas dropshipping. Este tipo de dropshippers não se preocupa muito com o nome da marca. De fato, a maioria de seus domínios são Exact Matching Domains (EMDs) ou são sub-nichos e selecionam um nome que ressoe com o nicho. Ex: camisasbaratas.com.br ou supervestidos.com.br.

Em segundo lugar, quem tem uma única loja. Eles estão tentando fazer disso uma marca e estão genuinamente trabalhando para ampliá-la ainda mais. Além do marketing pago para vender seus produtos online, eles também estão trabalhando para aumentar o tráfego orgânico para o site. Eles selecionam cuidadosamente um nome e registram o domínio.

Dica: pense em qual tipo de dropshipper você é e, em seguida, selecione um domínio ou um número de domínios e, em seguida, registre-os. Você pode obter os domínios do Registo.br.

6.3 – Selecionando uma plataforma de hospedagem

Existem duas melhores plataformas disponíveis, WooCommerce e Shopify, quando se trata de dropshipping. O Shopify é totalmente automatizado, mas caro. Uma configuração básica da loja pode custar $100 / mês (o Shopify custa $29, o Oberlo custa $30, o custo da visita custa $10).

Em comparação, o WooCommerce é um CMS de código aberto. Você só terá que pagar pelo domínio e hospedagem da sua loja. E, se você estiver hospedando várias lojas, poderá hospedar todos esses domínios em um único host.

6.4 – Selecionando um Plug-in Dropshipping

Embora o dropshipping seja possível sem os plugins, o processo de configuração da loja é bastante difícil. Por outro lado, os plugins ajudam você a automatizar todo o processo e são bastante fáceis de usar. Vou me concentrar nos plugins dropshipping que você pode usar para a sua loja WooCommerce.

1. AliDropship

AliDropship trabalha com WooCommerce. Ele está disponível por US $86 e você pode conectá-lo à sua loja para automatizar a importação de produtos dropship. Pode importar produtos do AliExpress e permite que você defina seus próprios preços. O plugin está disponível apenas para um site. Você terá que comprar um novo se estiver lançando outra loja dropshipping.

2. WooDropship

WooDropship é um plugin freemium para dropshipping. É um plugin de código aberto que se integra facilmente ao WooCommerce. Ele tem seu próprio repositório de produtos que você pode importar para sua loja de dropshipping com um único clique.

3. Dropified

O Dropified está disponível tanto para o Shopify quanto para o WooCommerce. Ele funciona de forma semelhante ao plugin AliDropship e permite importar produtos do AliExpress. A única diferença entre os dois é que está disponível para uma assinatura mensal de US $47 a US $99.

Dica:  Não dê a impressão de que você está importando produtos do AliExpress. Portanto, você deve marcar seu site como uma loja de comércio eletrônico.

Em breve estarei mostrando ambos os plugins na prática.

7. Como promover sua loja?

A maioria dos produtos de dropshipping funciona na compra por impulso. É por isso que, em vez de esperar que as pessoas visitem sua loja dropshipping, envie seus produtos na frente deles.

Existem várias maneiras disponíveis para promover uma loja dropshipping, como mídias sociais, marketing de influência, e-mail marketing, marketing de mecanismos de pesquisa e marketing de exibição. Para começar, ir com mídias sociais e marketing pago seria uma boa ideia.

7.1 – Promovendo em Mídias Sociais

A Dropshippers testou que o Facebook, Instagram e Pinterest são três plataformas onde as pessoas compram produtos de dropshipping. Então, vamos discutir sobre esses três, mas eles realmente funcionam?

7.2 – O compartilhamento social realmente funciona?

O compartilhamento social, por si só, não funciona na sua loja de dropshipping. O Facebook reduziu o alcance orgânico de posts em sua plataforma. As pessoas que têm páginas com milhões de curtidas não conseguem obter um alcance de até 0,1 milhão para uma postagem, a menos que as incentivem.

Da mesma forma, o Instagram, que antes permitia que os usuários usassem hashtags para promover seus produtos, também reduziu o alcance. Agora, até mesmo as pessoas que usam dezenas de hashtags para promover seus produtos veem um alcance reduzido ou mesmo nenhum alcance, se não tiverem engajamento em suas contas e seguidores relevantes. É por isso que a maioria dos promotores de produtos de dropshipping está agora mudando para o marketing de influenciadores para atingir um público específico de nicho.

7.3 – Experimente o Influenciador do Instagram

Os influenciadores do Instagram são aquelas pessoas que fizeram seguidores nas contas do Instagram por meio de conteúdo atraente. Eles se enquadram em três categorias: micro influenciadores, influenciadores sociais, celebridades.

    1. Micro influenciadores são baseados em nicho. Cada influenciador tem entre 5.000 e 10.000 seguidores em um determinado nicho. Eles são ótimos para promover seus produtos em um único nicho. Eles também cobram menos pela promoção de suas postagens.
    2. Os influenciadores sociais têm seguidores de mais de 10 mil seguidores. Eles não estão restritos a um único nicho. Eles cobram mais pela promoção e geralmente trabalham com várias marcas de uma só vez.
    3. Celebridades são influenciadores da vida real. Eles são atores de filmes, artistas, esportistas, assistentes sociais ou políticos, etc. Eles já são poderosos e geralmente não trabalham com pequenas empresas.

Pontos a serem observados

  • Para iniciar o marketing de influência, selecione um nicho e, em seguida, selecione os influenciadores que têm mais envolvimento. Eles devem ter pelo menos 5 comentários ou corações em suas postagens
  • Faça uma lista de 5 a 10 influenciadores e comece a falar, dizendo que eles podem manter o produto se eles postarem uma foto dele em suas contas do Instagram

7.4 – Anúncios do Facebook e anúncios do Google são poderosos

Facebook e Google têm diferentes naturezas de publicidade. Os anúncios do Facebook funcionam com as informações do usuário. Faz uma lista do interesse do usuário. Esses interesses são conhecidos como pontos de dados.

De acordo com o Washington Post , o Facebook disponibilizou 98 pontos de dados públicos que armazena para segmentar usuários com anúncios. O Facebook oferece seu próprio programa de certificação conhecido como Facebook Blueprint. Ele fornece tudo o que você gostaria de saber sobre os anúncios do Facebook.

Por outro lado, o Google Ads também oferece sua própria certificação para o programa do Google AdWords que funciona com palavras-chave. Os usuários que estão pesquisando por uma palavra-chave em um mecanismo de pesquisa exibem anúncios relevantes para eles. Ao contrário dos anúncios do Facebook, os anúncios do Google são um pouco diferentes nas buscas e a maioria dos dropshippers favorece o Facebook porque o potencial de segmentação é muito mais forte nessa plataforma.

7.5 – E-mail marketing ainda funciona

E-mail marketing é outra maneira de comercializar seus produtos dropshipping. E-mail marketing exige que você tenha pelo menos a lista de pessoas que você pode comercializar. Em comparação com anúncios pagos, o marketing por e-mail é muito mais complexo porque você não conhece a intenção do comprador. É por isso que, no e-mail marketing, as pessoas preferem transformar leads frios em leads quentes, fornecendo-lhes material informativo.

O marketing por e-mail geralmente é feito para fins de remarketing. Isso significa que, quando você coletar os e-mails de todos os compradores, poderá enviá-los por e-mail, enviando-os por e-mail para seus novos produtos.

Tudo isso pode ser feito através de um software de automação. Alguns softwares eficazes para usar no email marketing são o  Campaign Monitor , o AWeber , o MailChimp e o GetResponse .

8. Alternativas AliExpress em Dropshipping – Por que você deve saber sobre eles?

O AliExpress é um estore que ajuda os fabricantes chineses a vender seus produtos diretamente a clientes em todo o mundo. Mas, honestamente, também está no cerne do negócio de dropshipping. Porque a maioria dos dropshippers leva diretamente produtos do AliExpress e os vende em uma margem maior em suas próprias lojas. Isso tudo é ótimo, não é? Você obtém produtos de uma loja e vende na sua própria loja por uma margem? Não.

E se um produto em particular que você deseja vender em sua própria loja fica fora de estoque no AliExpress? Ou, e se o produto que você quer vender não estiver disponível no AliExpress? Estes são momentos em que você começa a procurar alternativas porque seus clientes estão aguardando que seus produtos cheguem a tempo. É sensível ao tempo.

Para ajudar você a economizar o esforço, aqui está uma lista das principais alternativas do AliExpress:

8.1 – DHGate

Aqui você pode obter quase tudo que estiver disponível no AliExpress. No entanto, os preços serão um pouco altos. Por exemplo, um produto que custa US $9 no AliExpress pode custar US $11 na DHGate. Então, faça sua pesquisa e depois compre.

8.2 – DealExtreme

Em seguida, temos o DealExtreme. Não tem um inventário tão grande quanto o DHGate, mas se você está procurando produtos elétricos / mecânicos, o DealExtreme é uma boa alternativa.

8.3 – BangGood

A BangGood é uma loja de comércio eletrônico, não um mercado de fabricantes. Portanto, os preços são mais altos que outras alternativas do AliExpress. Considere o seu único destino quando você não tem outra alternativa disponível.

8.4 – TomTop

A TomTop possui um inventário de cerca de 100.000 produtos. É uma boa alternativa se você estiver procurando por produtos nerds e tecnológicos. O que mais gostei nesse estore foi o seu catálogo de produtos seletivos. Você não encontrará nada de inútil nessa loja de comércio eletrônico. Para nós, é uma alternativa valiosa do AliExpress.

Palavras finais!

Isso é tudo que você precisa saber sobre como iniciar sua loja dropshipping. Apenas lembre-se, começando sua loja dropshipping não é a parte difícil, a parte difícil é quando você fica preso e seu produto não está sendo vendido. Quando isso acontece, não se preocupe e continue testando. Em breve, você terá um produto que vende bem.

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